quarta-feira, 10 de maio de 2017

O Garoto no Convés de John Boyer [Resenha]

Terminei de ler O Garoto no Convés de Jonh Boyer *--*



Narra as aventuras de John Jacob Tunstale a bordo de um navio de Sua Majestade. É uma ficção baseada em fatos reais, uma adaptação do motim do real navio Bring.

O livro se passa em 1787, John Jacob é ladrãozinho de uma cidade portuária que foi pego em flagrante e o juiz o obriga a decidir entre um ano de prisão ou cumprir uma missão no mar, onde não tinha nenhum conhecimento da vida de marinheiro. Desejando fugir de seu medíocre ''tutor'' e de suas lembranças obscuras, aos quatorze anos vê-se a caminho do Taiti para fins comerciais da Colônia Inglesa nas Índias Ocidentais, plantando Fruta-Pão para poupar os gastos da coroa.

Ao ler O garoto no Convés me fez pensar na relação hierárquica na Marinha e nos trotes humilhantes que são submetidas pessoas para ''entender o seu lugar'', um exemplo que está mais próximo da minha realidade são os trotes das universidades e esse ciclo vicioso de violência transferida para alguém que imagina inferior.

Nosso protagonista Tunstale faz pequenas críticas meritocracia, escravidão e a moral. Apesar de achar seu comportamento levemente hipócrita ás vezes. Estava imaginado algo mais triste, levando em consideração aos livros anteriores de Jonh Boyer, como O Menino do Pijama Listrado, e o que me falaram,mas sou meio exagerada com as minhas expectativa. Não sou tão orgulhosa e má a ponto de falar que eu não chorei (aliás, mais de uma vez) ou não fiquei comovida, imaginava um riacho escorrendo pelos meus olhos.

Falei que era exagerada...

Me contem se acharam Normal, Triste ou Super Triste?
É o tipo de livro que me fez gargalhar e chorar com a mesma intensidade, de coisas tão sérias e outras tão banais.

Esse é aquele livro que não apareceu na minha estante por que eu quis, agradeço pela espontaneidade com qual me aparecem os livros pois era um livro que eu adorei ler.

Queria dar uma história misteriosa para como o livro apareceu mas, a verdade  é que eu troquei um livro infantil com minha amiga e ela disse que me daria outro dentre os que ela tinha. Fiquei receosa por ela ter um gosto de livros medonho, mas tudo deu certo. Ah! Oi,Cris! :)

Caso você já tenha lido e esteja se perguntando: Que diabos é uma fruta pão?
Vou mostar...


Pela minha pesquisa é próximo da Jaca...
Bom, acho que isso é tudo.

Beijos e até mais!


Tanta coisa aconteceu nesse meio tempo...

Nem acredito que esse blog ainda existe. Parecia aqueles sonhos nublados que nós não temos certeza se tivemos ou não... Vamos deixar os sen...